NATUROLOGIA

O que é?


Já pensou em buscar um tratamento menos invasivo, onde o profissional te olhe como um todo e trabalhe sua saúde de forma integral? Este é o trabalho do Naturólogo, que atende com práticas naturais, integrativas e complementares, em busca do equilíbrio físico, energético e emocional. 


A Naturologia é uma profissão relativamente nova, que estuda práticas e métodos naturais (tradicionais e modernos) para o cuidado humano. Visa à expansão, manutenção e recuperação da saúde, bem como à melhoria da qualidade de vida e ao equilíbrio do ser humano com o ambiente e com a sociedade. 


São os famosos cuidados das avós, das nossas anciãs, com um pouco mais de cientificidade e em formato “acadêmico”.


Todo tratamento ocorre em paralelo ao autoconhecimento, organizando as descobertas que surgem quando paramos para olhar para dentro, para quem somos e para a forma que pensamos a respeito de tudo. Durante esse mergulho, o Naturólogo auxilia para que tudo ocorra de uma forma tranquila e suave, trazendo a Natureza como suporte e como meio de toda transformação, guiando a interagência de acordo com a verdade de cada um, auxiliando na mudança que se inicia por dentro, seja pela simples vontade de mudar, iniciar uma nova caminhada, ou da necessidade de mudar o percurso no meio do caminho.

1/5

Técnicas utilizadas dentro da naturologia


Aromaterapia
Aromaterapia é a prática terapêutica em que se utiliza Óleos Essenciais 100% puros para a prevenção e/ou tratamento de problemas físicos, emocionais e energéticos, visando proporcionar o bem estar ao indivíduo que a recebe. 

Auriculoterapia
É uma prática que utiliza o estímulo ao pavilhão auricular como base do tratamento de diversas patologias. O estimulo auricular acarreta em uma gama de atividades reflexas condicionadas. A aplicação de um estimulo, acelera uma série de reações reflexas que leva a agir sobre todos os órgãos, membros e suas funções equilibrando e harmonizando o organismo.

Cromoterapia
É a prática da utilização das cores na cura de doenças, a partir do entendimento de que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. É uma ciência que utiliza as cores do espectro solar para alterar ou manter as vibrações do corpo naquela freqüência que resulta em saúde, para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção.


Fitoterapia
A Fitoterapia é uma palavra que une dois radicais gregos: “phyton”, que significa planta, e “therapia”, tratamento.  É a terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.


Geoterapia
Utiliza argila e frutos da terra no processo terapêutico. A argila possui a função de limpeza ao organismo, pois age como desintoxicante absorvendo e decompondo as toxinas. Possui ação antisséptica e desinfetante no combate de processos infecciosos, ação descongestionante, ação anti-inflamatória, ação cicatrizante e regenerativa. Além disso, a argila alivia dores e tensões, possui efeito calmante, age como estimulante no fluxo energético, é ativador do sistema nervoso e da circulação sanguínea e linfática.


Iridologia
Através da íris do olho podemos estudar tanto a constituição do indivíduo, como os aspectos comportamentais e emocionais. É uma excelente ferramenta guia para tratamentos, prevenção e manutenção da saúde.

 

 


Florais
As essências florais são extratos líquidos sutis de natureza vibracional, por incorporarem os padrões energéticos de cada flor. Atuam nos vários campos de energia do ser humano, influenciando no bem-estar mental, emocional e físico.

 

 

 

 

 

Hidroterapia
É o uso da água para fins terapêuticos. Ela pode ser utilizada nas suas três formas de estado físico: na forma de vapor, na forma líquida, quente, morna ou fria; e sob sua fórmula sólida, o gelo. O corpo como um todo, ou parte dele, pode ser tratado. A patologia para qual é prescrita, determina o tipo de hidroterapia usada e seu método de aplicação.


Reflexologia Podal
Os pés são regiões com alta concentração de terminações nervosas interligadas e distribuídas, correspondentes a cada parte do corpo. Ao serem estimuladas de maneira adequada, têm a função de notificar eventuais desequilíbrios orgânicos ao cérebro, que restabelece o equilíbrio do organismo promovendo, desta forma, o bem estar físico e emocional.


Ventosas
A ventosaterapia pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem. Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares. 


Reiki
Reiki tem por base a existência da energia vital universal, manipulável através da imposição de mãos. Através desta técnica é possível canalizar a energia universal a fim de restabelecer o equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.Trofoterapia
É a prática que utiliza a alimentação como forma de cura, ou seja, é o tratamento através dos alimentos. Também conhecida como alimentação inteligente, é utilizada para tratar os mais diversos sintomas físicos e emocionais.


Massoterapia
A massagem terapêutica tem como foco produzir a nutrição dos sete tecidos do corpo. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura e ao manipular os pontos de pressão, se intensifica a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios, que por sua vez, fortalece os sistemas nervosos e imunológicos, retardando o envelhecimento.

 

1/3

1/1

1/3

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/3

1/3

1/1